09 dezembro, 2005

"Co Ivioguerecô Iara"

Bom dia, flor do dia!

São 7h28 da manhã e eu já estou postando no blog. Que coisa, não? "Teria este mancebo caído da cama pra estar acordado tão cedo?", poderia você me perguntar. Explico: fiquei até tarde da noite e madrugada produzindo um material que estava vacante nas minhas avaliações da faculdade. Aproveitei o embalo e continuei acordado até agora. Assisti ao Globo Rural, e descobri que foi confirmado o foco de aftosa em São Sebastião da Amoreira (ou St. Sebastian of the Berrybush, pra ficar mais globalizado). E no Bom Dia PR veio uma boa notícia: hoje, 09 de dezembro, é o dia do 186º aniversário de Guarapuava!

Bandeira de Guarapuava. Gorpa, para os íntimos.

Não posso me furtar a escrever sobre essa terra que tão bem me acolheu e que tanto me ensinou. Destes 186 anos, fiz parte da história de Guarapuava por dois anos e alguns meses. É pouco, com certeza, mas foi o suficiente para eu me apaixonar por essa cidade, cheia de história, e por suas pessoas, de um carinho ímpar.

Uma história de 186 anos, sabe-se lá o que é isso? Londrina, pra você ter um parâmetro, vai comemorar amanhã 71 anos. Dobre essa idade e adicione mais metade dela e ainda não chega à idade de Guarapuava. É mole?

A maioria de nós não está acostumado com tanta história no seu local de origem. Felizes dos guarapuavanos, que têm a origem de sua terra remontando a 1541! Vamos, então, a um pouco desta história.

A região oeste do Paraná era de domínio espanhol, segundo o Tratado de Tordesilhas (que, ao contrário do que já foi demonstrado uma vez por uma certa professora da Unicentro, é na vertical, e não na horizontal!). El Rey de España mandou para cá o valoroso Dom Álvar Nuñez Cabeza de Vaca (é esse mesmo o nome). Este fundou a Província de Vera, que se estendia de Santa Catarina ao Rio Iguaçu, abrangindo o território guarapuavano. Para habitar a região, os espanhóis fundaram povoações às margens dos rios Paraná e Piquiri. Para garantir a sobrevivência dos povoados, escravizaram violentamente os índios Guaranis que, segundo a lenda, eram chefiados pelo Cacique Guairacá.


O lendário Cacique Guairacá, que ficou conhecido pela expressão “Esta terra tem dono” (que, não coincidentemente, ilustra o título do post), se revoltou contra os espanhóis, unindo 12 caciques e em torno de 100.000 índios guaranis, que viviam próximos ao rio Paraná e caigangues, da região de Guarapuava, derrotando os exércitos espanhóis, em lutas que duraram três anos.

Desta guerra surgiram algumas lendas. Uma delas, por exemplo, versa sobre a origem de um dos mais belos pontos da cidade, a Lagoa das Lágrimas. Nome estranho, não? Pois conta a lenda que as esposas dos índios que partiam para a batalha se reuniam para chorar o triste fados dos guerreiros. De suas lágrimas, incessantemente derramadas, surgiu a lagoa. Fantástico!


Ao norte, o Parque do Lago. Ao sul, a Lagoa das Lágrimas.

Aliás, a Lagoa das Lágrimas abriga muitas outras lendas. Outra delas fala sobre uma cobra gigante que estaria pousada sob o solo da cidade, com a cabeça debaixo da Catedral e a ponta da cauda sob a Lagoa (ou o contrário, me corrijam se estiver errado). Assim que fosse soado o primeiro apito de trem nos limites da cidade, a serpente despertaria e destruiria a cidade. Muito bom!

Onde termina a Lagoa? Onde começa a cidade?

Um dos assuntos da matéria no Bom Dia PR foi sobre a Catedral, barroca, decoradíssima, linda. Padre Bessa, uma pessoa fantástica, comanda a contrução da nova catedral. Maior, mais moderna e mais funcional, substituirá a antiga nas liturgias católicas pertinentes. Mas com certeza não a substituirá no coração daqueles que nela estiveram por pelo menos uma vez.

Depois de um bom tempo de lutas, conquistas e outras coisas do gênero, em 1819 foi criada a Freguesia de Nossa Senhora de Belém. A fundação foi baseada em uma Carta Régia, assinada por ninguém mais, ninguém menos do que D. João VI!!!

Jardim das Américas, Alto Cascavel, Bairro Industrial, Vila Carli, Cascavel ou Vila Bela. Primavera, Conradinho, Bonsucesso ou Bairro dos Estados. Centro, Batel, Boqueirão ou Santa Cruz. Trianon, Santana, Alto da XV, Morro Alto ou São Cristóvão. Não interessa de onde você é, onde mora (ou morou) ou onde está neste momento. Parabéns a você, guarapuavano, pela sua cidade.


Eu morava ali, no ponto azul entre as estrelas. Cel. Luis Lustosa, 200, Sta. Cruz.

Parabéns pela terra onde só há duas estações: o inverno e a Estação da Fonte (o terminal de ônibus urbanos). Parabéns pelas universidades, Unicentro, Campo Real e Faculdades Guarapuava. Parabéns pelo Pahy, pelo Pharol e pelo Boliche. Parabéns, por que não, pela lanchonete do solzinho, perto da universidade. Parabéns pelas lanchonetes da rua Guaíra, que, não timidamente, vendem seus X-Beico e X-Burgue. Parabéns pela Happen, perto da igreja ucraniana, pelo Lisboa (ah, jarret de vitela...) e pelo Marcão, onde se pode sentir na carne o exagero do Marcão (sem segundas interpretações, please). Parabéns pelo Se Que Sabe (118, por favor), Lá Em Casa, e até mesmo pelo Doblevê (Faça amor, não faça guerra). Parabéns pelo "bóóólas de coisas", "cebega" e também pelo "de bonito". Parabéns pela gauderiada, pelos CTG's e pelas cuiadas de amargo. Parabéns pela Lagoa das Lágrimas (e também pelos seus pedalinhos), pelo Parque do Lago e pelo Parque das Araucárias. Parabéns pelos batateiros na beira da estrada, onde se pode comprar uma saca de 60 quilos de batata a menos de R$10. Parabéns pelas quadras coloridas da Saldanha Marinho, e mesmo pelos enfeites de natal eternos da árvore da XV em frente ao shopping. Parabéns pela colônia de Entre Rios, um pedacinho da europa em pleno Paraná. Parabéns pelas marecas, pelos cachoros e pelas coridas. Parabéns por todos vocês, que nascidos ou adotados por esta bela cidade, a guardam no coração, tanto quanto eu (mesmo a 8 horas de ônibus de distância).

Ai, ai... Saudade do Rio Grande... Dia 15 estarei aí, podem contar com isso...

Pra terminar o post, que eu vou comer um pastel de leve na barraca do Takeshi, a Desmotivação do dia!

Derrota


Para cada vencedor há dúzias de perdedores. E é bem provável que você seja um destes.

Uma de minhas maiores preocupações dos últimos dias não se confirmou, graças a Deus. Passei no Shoni com 7, liso. Foi por pouco, pouco, muito pouco. Agora é esperar o ano que vem, que segundo ele mesmo, vai ser no chicote curto. Ê, lari lará. Tem neguinho que vai pensar se era jornalismo mesmo que queria fazer...

As pedras no rim pararam de dar sinal, bênção. Agora é um resfriado que me acomete de leve. Espero que amanhã já esteja zero bala, já que pode rolar uma piscinets de leve no sabadão.

E é isso. Post novo agora só semana que vem. Vou parar de pedir desculpa pelos textos longos. Hoje não teria como eu falar pouco dessa cidade tão querida.

Pra incentivar os comments, o primeiro que for feito neste post ganha um jogo de computador, o F22 Raptor. Original, na caixinha de DVD, inclusive. Deixo claro, desde já, que o frete é por conta do ganhador, hehehe.

Beijos, abraços, ósculos e amplexos, como dizia o Luciano. Tenham um bom findi e cuidem-se bem!

*********************
No meu iTunes
"A Marreca" - Banda Cavalinho

Coisas que eu aprendi desde o último post
* Hoje é dia de Santa Leocádia.
* Existe um estilo musical chamado "Chucrute Music" (vide a música da Marreca).
* Nada como ter amigos espalhados pelo mundo.
* Já é bom entrar no último ano de faculdade com algumas possibilidades de emprego.
* Já é ruim entrar no último ano de faculdade sem nenhuma base pronta do TCC.
* O Emersão acreditava que NP era "Nas Picapes". Bem melhor do que o meu original "Now Playing".
* Com jeito ou cuspe, não há o que não se ajuste.

"Então ele garrô uma cebega de uma gaiota de vender dolé, que era feito com água puxada de soga da sanga", ou coisa parecida...

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Viu, por acaso vc vai cobrir o prejuizo do brinde cobrando R$ 150 de frete?

terça-feira, 13 dezembro, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Adorei seu blog!!
Principalmente suas palavras gentis sobre Guarapuava e seu conhecimneto que ultrapassa o meu, hehehe.
Um abraço afetuoso.

segunda-feira, 17 julho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

parabens pelo seu blog mas queria mais informaçoes da lenda da catedral de nossa senhora de belem...

domingo, 27 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

por favor quero mais informaçoes da lenda da catedral de nossa senhora d belem....................





POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

domingo, 27 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

legal teu blog dhãr rsrsrshehehhehahahaha

quinta-feira, 21 agosto, 2008  
Anonymous Anônimo said...

legal teu blog dhãr rsrsrshehehhehahahaha

quinta-feira, 21 agosto, 2008  

Postar um comentário

<< Home