07 dezembro, 2005

Você é economicamente viável?

Eu, definitivamente, não!

Sabe essas mocinhas que ficam no calçadão, de prancheta, sorriso no rosto e camiseta da empresa para qual trabalham, que fazem cadastro para cartão de lojas de departamento? Quantas vezes você foi abordada por uma delas? Quantas? Sabe quantas vezes eu já fui? Nenhuma. NENHUMA!!!

Se eu visse uma vendedora dessas na rua, eu mesmo faria a abordagem...

Dia desses, indo de ônibus para a UEL, havia duas dessas operárias do convencimento a bordo do 304. Diálogo alegre, descontraído, e eu do lado, só pescando as informações. Pelo que uma delas falou, sua equipe tinha uma média de 10 cadastros a serem feitos por dia. Parece pouco, não? Vá você ficar de pé no calçadão, o dia inteiro, levando um "não" atrás do outro, faça chuva ou faça sol (eu sei, eu sei, é chavão...) de prancheta em riste, abordando os transeuntes. Uma delas se queixava. Sua equipe não tinha batido a meta. Ela sim, mas a média dos outros era bem inferior aos 10 cartões diários. Punição: todos da equipe tinham que carregar um pneu preso à cintura, arrastando-o pelo chão. Bonito, não?

"Mas é até melhor assim. O povo vem perguntar o que é aquele pneu e a gente acaba fazendo os cartões", revela uma das moças. Imagina você, andando pelo calçadão arrastando um pneu pelo chão, imagina... Mas elas não podem se empolgar muito. "Quando a gente bate a meta por mais de 3 dias seguidos, a meta aumenta. Teve grupo que de 10 subiu para 20. Pode?" ela pergunta. É claro que quem manda em quem manda nelas não tem a menor noção de progressões, tanto aritméticas quanto geométricas. Mas vá lá, eles são pagos para mandar, e não para pensar nisso.

"Agora chato é quando a gente pega neguinho, faz o cadastro inteiro e só no final ele fala assim: 'Moça, eu tô no Serasa. Tem problema?'. Ai que ódio. Lógico que tem! A gente só ganha por cartão que é efetivado. Pra que que eu quero perder tempo com nego serasado (sic)?" Devem ter um esquema de trabalho diferente daquele povo da Mastercard que fica na UEL, fazendo cadastro e dando brindes como camisetas, bolsas e outros mimos. Pelo que um deles me contou, eles ganham por fichas preenchidas, independente de ter o cadastro aprovado ou não.

O fato é que eu descobri que eu não sou, peremptoriamente, economicamente viável. E olha que eu nem fecho a cara para elas, como faço para outros tipos de vendedores, sejam hippies sujos do Ouro Verde ou o pessoal das casas de empréstimo. Passo com cara de paisagem, quase que pedindo para ser abordado. Mas elas parecem que não querem me ver. Elas devem ter um arquétipo já formado do cliente em potencial. "Este não, parece ser pobre. Esse outro tem cara de burro. Aquele também não, muito ranzinza".

E o fim de ano tá chegando, e os trabalhos da faculdade estão acabando. Mais uma semaninha só, daí já tem gente viajando pra casa dos pais, passar o feriado. Eu ainda fico um pouco mais por aqui, tenho concurso dia 18. Depois, Natal e Ano Novo e um 2006 fresquinho chegando aí.

Olha a desmotivação aí gente! Chora cavaco!

Ouse ser Preguiçoso

Quando os pássaros voam na formação correta, eles precisam fazer apenas medade do esforço. Mesmo na natureza, trabalho em equipe sempre resulta em preguiça coletiva.

Será? Será? Será? Eu nunca vi uma coisa dessas. "Só se for na França", lembrando nosso querido Benvindo Siqueira.

Foram decididos os cabeças de chave para a Copa do Mundo. E o México é um deles! Genial! Tequila com chopp na veia!!! Dia 9 saem os grupos. Já dá pra fazer bolão!

E o meu Palestra está voltando aos bons tempos da Parmalat. Trouxe o Edmundo de volta. Me lembro da final do paulistão de 93. A torcida alvi-verde, a plenos pulmões: "Chora, Viola imundo. O teu salário é o café do Edmundo!". E tem também o Paulo Bayer. Porque se é Paulo, é bom. Vale lembrar que o lateral direito faz um bico de vocalista do Biquini Cavadão.

O animal, ao contrário do que possa parecer, não é o que está tomando cerveja na foto acima...

Novidade! Agora eu tenho também um videolog. Confira aqui! Como é de grátis, é pequeno, só 7 mega. Mas já tem coisa lá, dê uma olhada. Ciquinão, o Magalhãese tá lá, pode pegar!

Alteração! Sai "NP" (Now Playing) e entra "No meu iTunes". Tinha gente que não sabia o que era o NP (e nem leu os posts anteriores pra saber) e assim fica mais antenado.

Até mais!!! Beijo para todas, abraço para todos!!! Gambarê, mina-san, que o ano tá acabando...

*******************
No meu iTunes
"Money For Nothing" - Dire Straits

Coisas que eu aprendi desde o último post
* Você não precisa saber que seu rim existe.
* Nos últimos dois dias lembrei que eu tenho rins. Dois deles.
* Sempre que possível é preciso cumprir com suas obrigações. Senão, depois é muito tarde.
* Quando você acha que já sabe alguma coisa, é hora de parar e aprender mais, porque você ainda não sabe nada!!!

Estou eu nas Americanas do calçadão e vejo uma senhora pedindo informações a uma funcionária da loja: "Moça, onde eu posso encontrar alguns enfeites de Natal?". Ê, lari lará!!!

1 Comments:

Blogger Amauri "Gonzo" Stamboroski Jr. said...

Eu juro que essa desmotivação me motivou pacas. No más, temos que continuar espalhando as belas mensagens do mestre Magalhãese: "Consideradôôô, qualqué parada!"

quarta-feira, 07 dezembro, 2005  

Postar um comentário

<< Home