13 novembro, 2005

Periquito que anda com morcego...

... passa a dormir de cabeça pra baixo, já dizia a grande máxima.

Fala a verdade: fica bem estranho, não?

Desde os primórdios, existe outras frases que explicam essa situação. "Diga-me com quem andas, e te direi quem és", ou até mesmo "periquito que anda com joão-de-barro vira auxiliar de pedreiro", para manter o foco na fauna.

Mas por que começar o post com um dito popular, desses clássicos populares do povão? Porque neles geralmente há mais sabedoria do que em muita filosofia clássica que há por aí.

Eu tento não escrever muito sobre a minha turma de faculdade, porque sempre há os que não entendem as piadas internas, e sempre há aqueles que não gostam do que eu escrevo. Mas dessa vez não tem como não comentar.

Toda sala, do pré-primário até as de mestrado ou doutorado, têm um ponto em comum: as "panelas". Criticadas por muitos, as "panelinhas" nunca foram bem vistas. Mas eu gosto delas. Gosto mesmo. É através das famigeradas "panelas" que você percebe as afinidades, os gostos comuns que existem entre os membros de uma determinada população. A Antropologia explica isso bem melhor do que eu, neste momento em que a minha cabeça está latejando de dor (ressaca não é, deve ser quebrante, mal olhado ou mesmo inveja alheia).

Minha sala tem, oficialmente, 18 alunos matriculados. E nós conseguimos dividir a turma em 4 panelas, bem distintas e separadas entre si. Esses grupos são uma mostra meio que macro dos interesses, dos gostos e do comportamento dos seus membros. Notoriamente, os membros de um não são muito bem quistos nos outros, não interessa qual seja a ordem estabelecida.

Divergências, sempre houve. É até saudável que haja, é salutar para o crescimento intelectual. Discussões embasadas em pontos de vista diferentes sobre determinado assunto sempre produzem um resultado melhor do que se somados os ângulos do problema. O grande problema é que na nossa sala, em questões inter-grupos, não interessa o assunto a ser discutido: a questão vai quase sempre pro lado pessoal.

Tenta colocar na cabeça de algumas pessoas que, se foi necessário cortar uma parte de um programa (por causa do tempo, por exemplo), a decisão não foi tomada por uma questão particular, tenta... "Se a minha foto não entrou é porque ele quis me fuder!", "Quer cortar uma parte da minha matéria? Vai ver quando eu for editor-chefe. Aí eu vou fuder com ele direitinho!"...

Graças a esse comportamento, as agressões entre os grupos sempre se mostraram presentes. Infelizmente, de maneira velada, escondida. Se fosse às claras, seria mais fácil perceber quem é quem. Mas não. Seja por meio de posts ou comentários em blogs pessoais, as discussões sempre permaneceram no campo do virtual. Eu mesmo já vi muita coisa em muito blog por aí, falando sobre a minha pessoa. Bom, eu presumo que seja sobre mim, apesar de tão mal escritos que são.

Mas aconteceu um fato nessa semana que passou que, pelo menos para mim, é fato de preocupação. O entrevero saiu do campo virtual e passou para o campo real. Mas da pior maneira possível: a agressividade pura, materializada na depredação de patrimônio particular.

Até o ponto em que havia somente o bate-boca, "estúpido" daqui, "Pintacagón" dali, "Monttides" e "Dóris" acolá, era engraçado e até aceitável. A impessoalidade que a internet oferece é realmente tentadora. Mas materializar as frustrações e decepções pessoais, a inveja e tudo mais que pode haver de mesquinho em uma agressão física, um ato de vandalismo, é tão baixo que nem mesmo o mais pessimista poderia esperar.

Eu acredito que aqueles que premeditaram, realizaram e corroboraram com tal ato não fazem idéia do quão fundo é o fundo do poço onde estão. Quem sabe quanto mais não fizeram ou não planejam fazer? Para quê? Isso não os vai fazer melhores; antes, ficarão cada vez mais e mais afundados em suas próprias frustrações.

Quem fez isso sabe o que fez. E sabe, ou deveria saber, as conseqüências que virão.

E pensar que toda essa situação começou por uma bobagem, uma mentira, um mal-entendido que não foi resolvido por quem o provocou...

Eu paro por aqui. Quem sabe não serei eu o próximo alvo das agressões. Tem gente que inclusive tem uns irmãos que se ofereceram pra porrada. Quem poderá ser o próximo da lista desses frustrados??? "Diga-me com quem andas, e te direi quem és", já disse isso hoje, não? Deixo agora Robert Nesta Marley falar por mim.

.o0O0o.

Who The Cap Fit
A quem a carapuça servir

Man to man is so unjust, children
A relação entre os homens é tão injusta, crianças
You don't know who to trust
Você não sabe em quem confiar
Your worst enemy could be your best friend
Seu pior inimigo poderia ser seu melhor amigo
And your best friend your worst enemy
E seu melhor amigo seu pior inimigo

Some will eat and drink with you
Alguns comerão e beberão com você
Then behind them su-su 'pon you
Então, pelas costas, eles falarão mal de você
Only your friend know your secrets
Somente seu amigo conhece seus segredos
So only he could reveal it
Então somente ele poderia revelá-los

And who the cap fit, let them wear it
A quem a carapuça servir, deixe que a vista

Said I throw me corn, me no call no fowl
Dizem que eu espalhei meu milho, eu não chamei nenhuma ave
I saying, "cok-cok-cok, cluck-cluck-cluck"
E eu digo "cok-cok-cok, cluck-cluck-cluck"

Some will hate you, pretend they love you now
Alguns o odiarão, fingindo que agora o amam
Then behind they try to eliminate you
Então, pelas costas, eles tentarão eliminá-lo
But who Jah bless, no one curse
Mas quem Jah abençoa, ninguém amaldiçoa
Thank God we're past the worse
Agradeça à Deus, nós passamos do pior

Hypocrites and parasites
Hipócritas e parasitas
Will come up and take a bite
Sempre virão e darão uma mordida
And if your night should turn to day
E se sua noite de repente virasse dia
A lot of people would run away
Muita gente fugiria

And who the cap fit let them wear it
A quem a carapuça servir, deixe que a vista

And then a gonna throw me corn
E depois vão me jogar o milho
And then a gonna call no fowl
E depois não vão chamar nenhum pássaro
And then a gonna "Cok-cok-cok, cluck-cluck-cluck"
E depois vão dizer "Cok-cok-cok, cluck-cluck-cluck"

.o0O0o.

Mudanças


Há uma curta viagem entre surfar as ondas da mudança e ser triturado pelas mandíbulas da derrota

Fica assim por hoje. E eu vou passar a tomar mais cuidado de hoje em diante.

***********************

NP

"Who The Cap Fit" - Bob Marley

Coisas que eu aprendi desde o último post

* Desconfie de (quase) tudo e de (quase) todos.

* Quando você acha que as coisas se tornaram piores, é apenas a ponta do iceberg.

* As coisas sempre estiveram lá. A gente às vezes é que não quer enxergar.

Hoje não tem comentário final. Somente a vontade de que toda essa palhaçada acabe da melhor maneira possível.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A coisa tá mais feia que batida de mobilete com carreta!

domingo, 13 novembro, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Tô por fora dos acontecimento

segunda-feira, 14 novembro, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Não, você está errado, o correto é "desconfie de todas as pessoas", principalmente daquelas, que hoje, você põe num pedestal e defende.

segunda-feira, 14 novembro, 2005  
Anonymous Anônimo said...

E aê Calsa!!
Cara, q legal encontrar o teu blog na Web, e mais legal ainda descobrir que é tão legal de ler!!

Sucesso pra vc nessa empreitada!!

quinta-feira, 23 fevereiro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Eu sempre uso essa frase: "Confie desconfiando (de todos)".
Porque sempre nos decepcionamos com as pessoas.
Um abraço!

quarta-feira, 04 julho, 2012  

Postar um comentário

<< Home