06 setembro, 2005

Ai, Jisuis, vou cair de novo...

Em uma de suas crises de TPM, bem forte, por sinal, perguntei a ela o que estava sentindo.

--É algo grande, que você não consegue controlar. Você sabe que aquilo vai acontecer, mas não consegue evitar.

Mas se ela sabia que ia acontecer, porque não mentalizar coisas boas, pensamentos positivos, para evitar que as crises acontecessem?

-- É como aquela piada do português, que ao ver uma casca de banana, diz, chateado: "Ai, Jisuis, vou cair de novo"!

.o0o.o0o.o0o.o0o.o0o.o0o.o0o.

Estou passando por um mau momento pessoal. Muito mau mesmo... Por vários motivos que não tenho tempo, espaço nem paciência para contar aqui, ando ultimamente com o sistema muito nervoso (hehehe). Em um momento de extrema crise, eu estava no meio do trabalho quando num repente comecei a tremer, o peito a doer, a garganta a secar, a dor se alastrando para o pescoço e o braço. Pensei cá comigo: "é um enfarte, beleza!" Não era, graças ao bom Deus. Era uma crise nervosa. Um colapso, ou para os mais antenados, um breakdown.

O fato é que tive que sair às pressas para o ambulatório da empresa para ser medicado. Depois de tomar um "amansa-leão" básico ("é fitoterápico, é bem leve" a médica disse) fui orientado a voltar ao atendimento. Depois de 30 minutos estava aparentemente recuperado, mas foi só entrar no prédio que as dores, o mal estar e o tremor voltaram. Isso na sexta-feira.

Sábado fui para Ivaip's para passar o findi com papai e mamãe para dar uma relaxada. Foi muito bom para mim e para eles. Acredito que mais para eles, já que estão com uma barra pesadíssima por lá. Meu avô está com um problema seriíssimo de saúde, e meus pais estão lá dando o suporte necessário. Eles nem haviam me contado nada, devido ao meu estado de saúde. Mas o fato é que todos nós estamos passando por um momento muito delicado, com um nível de estresse latente e altíssimo.

Trouxe um telefone de uma psicóloga. Ela não atende, mas eu vou lá no consultório marcar uma consulta com ela para ver o que se pode fazer. A simpaticíssima médica da empresa me sugeriu direto um psiquiatra. Ela acha que eu estou com sintomas de depressão, com uns traços de ansiedade. Vamos ver... O Émerson me perguntou se eu ia fazer o tratamento de queda de cabelo que ele me passou uma vez. Eu disse que o importante agora é cuidar do que está dentro da cabeça. O que está por fora, a gente cuida depois...

Hoje, de volta ao trabalho, entrei no prédio com o pensamento fixo no fato de não me estressar, de levar o trabalho numa boa, como me recomendou meu pai. Deu certo, até certo ponto. Por volta das 8h30 minha cabeça parecia que era alvo de um vodu básico, com umas pontadas violentas. Voltei ao ambulatório e a atendente, simpática como ela só, me encaminhou para a médica. Tomei uma Neosaldina e em 5 minutos fui orientado a voltar para o atendimento. Aquele remédio deveria ser, no mínimo, druídico, porque para fazer efeito em 5 minutos...

Voltei a atender por volta das 10h. A cabeça continuava a doer tal quando eu saí da primeira vez. Sem conseguir sequer sentar ao computador, fui orientado a vir para casa. E não é que ao chegar em casa a dor de cabeça cessou? Que somatização mais filha da puta...

Eu caí na casca de banana de novo. Tentei me programar para não me sentir mal com o ambiente, mas foi incontrolável. Não tenho mais clima para ficar onde eu estou. Tentei buscar meios alternativos para continuar lá dentro, exercendo outras funções, mas também não foi possível. Quinta-feira vou começar a buscar outra coisa pra eu fazer, algo que não me deixe tão pra baixo como eu estou agora. Um trabalho que não me estrague. Porque, afinal de contas, o trabalho enobrece o homem, e não o "adoece".

Mas, fora umas estressadas aqui, outras rejeições ali, a gente vai tocando o barco. Ou, como diria o genial Chico Buarque:

"Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
Muita mutreta pra levar a situação
Que a gente vai levando de teimoso e de pirraça
E a gente vai tomando, que também, sem a cachaça
Ninguém segura esse rojão"

Pra você, que me esnobou: figurinha repetida pode até ser interessante pra trocar com as amigas, mas não completa álbum não, meu bem!!!

*********************
NP
"Meu Caro Amigo" - Chico Buarque

Coisas que eu aprendi desde o último post
* Tem algumas coisas nas quais não vale a pena insistir.
* Quando você não está bem, cubo de gelo é iceberg.
* Quando ninguén na sua empresa se espanta pelo fato de você ter que fazer tratamento psicológico por causa do trabalho, você está em um trabalho muito ruim!!!

Aqui na terra 'tão jogando futebol, tem muito samba, muito choro e rock'n' roll. Uns dias chove, noutros dias bate sol...

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

credo, que pessimismo, não pense em doenças que elas te encontram. Não pense em coisas ruins que elas estão ai do teu lado, só esperando vc chamar. Porque largar o emprego, tá cheio de gente querendo o teu lugar, lute, vc pode, vc é valente e é filho de Deus.

quarta-feira, 14 março, 2007  

Postar um comentário

<< Home