08 setembro, 2005

Gambarê, onegai!!!

Hai, minaasan!!!

Kyou wa, hitori desu, cinema e ikimashita. Fui assistir ao "Gaijin 2 - Ama-me Como Sou". Resumindo: é muito bom!!!

Você que nasceu em Londrina: vá ver o filme!
Você que mora em Londrina: vá ver o filme!
Você que já passou alguma vez por Londrina: vá ver o filme!
Você que já ouviu falar em uma cidade chamada Londrina: vá ver o filme!
Você que nunca sequer ouvir falar em Londrina: vá ver o filme!
Você que é issei: vá ver o filme!
Você que é nissei: vá ver o filme!
Você que é sansei: vá ver o filme!
Você que é yonsei: vá ver o filme!
Você que, como eu, não tem nenhuma ascendência japonesa: VÁ VER O FILME!!!



Esse filme é muito bom, e veio a calhar para mim, principalmente neste momento pelo qual estou passando. Ele fala sobre a imigração japonesa para o Brasil, em especial aqui em Londrina, do período da II Guerra Mundial até o momento presente. Mostra os japoneses chegando no país e seus descendentes voltando ao Japão como dekasseguis. Mas acima de tudo, mostra o modo "gambarê" que esses japoneses têm de ver a vida.

"Gambarê", mal traduzido (já que várias palavras japonesas não são traduzíveis) significa lutar, não esmorecer, ser forte apesar de todas as dificuldades. E esse é o ponto chave do filme. Tanto a batyan Titoe como a yonsey Yoko mostram essa força, essa gana de buscar seus objetivos.

Um parêntese especial para a atuação da veterana Aya Ono. Ela estreou como atriz aos 73 anos (quer mais gambarê do que isso?!?!) e dá um show de interpretação. Chegou em Londrina com cinco anos de idade, mais precisamente em 1933, e é uma das pioneiras da cidade. A batyan (ou vovó) é emocionante. Suas intervenções simples e sábias, com muitos toques de humor, mostram a sabedoria que só os mais velhos possuem. Ela vale o filme!!!



Desconte as dificuldades técnicas, abstraia os aspectos como a voz (mal) dublada dos atores. Algumas atuações sofríveis, com diálogos forçados. Nada que ofusque o brilho do filme. Mais ainda: saiba que tem dedo meu nesta produção!

Os primeiros 40 segundos da película parecem macacão de piloto, tantos são os patrocínios e incentivos que o filme teve para poder sair. Que bom!!! Este filme está no forno desde 2001, pelo menos aqui em Londrina. Para quem assistiu, ou vai assistir: a cena do aeroporto japonês, quando Maria e Yoko desembarcam em Kobe, foi treinada no Londrina Twin Towers. A equipe de produção era composta apenas por japoneses. Eu servi como tradutor de inglês (mal falado e com sotaque) para o elenco de apoio da cena. Não é grande coisa, meu nome não está nos créditos. Mas eu sei que eu tenho uma participação, mesmo que pequena, no filme!

Hoje o post vai ter um formato diferente. Vou colocar em texto as coisas que eu aprendi desde a última postagem. Duas coisas grandes que eu absorvi da obra da Tizuka:

* Respeite os mais velhos, aprenda com eles, aproveite o tempo que pode passar com eles. Falo isso porque não sei se voltarei a ver meu avô materno. Espero que sim. Mas a imagem que vou guardar dele para a minha memória será do velho Fábio sentado em sua cadeira, na área da casa, brincando com o lourinho em seu ombro, rindo e fazendo o bichinho rir junto. Essa imagem de homem austero, sereno e firma, mas doce e brincalhão também. Mesmo com suas falas erradas, como o banco Parmerinha (ao invés de Bamerindus) onde ele recebe a presentoria (também conhecida como aposentadoria) ou a cidade de Danadéli (e não Lunardelli), ele é um homem sábio. Basicamente, se não fosse por ele, eu não havia aqui. Desculpa se eu nunca lhe disse isso pessoalmente, vô, mas eu lhe respeito muito, e sou muito grato por tudo que você fez durante a sua vida toda!!!

* Não importa quão difícil esteja a situação no momento, GAMBARÊ!!! Gambarê, quando você está para baixo! Gambarê, quando tudo parece jogar contra você! Gambarê, quando você parece estar sem forças para reagir! GAMBARÊ!!!

Vá assistir ao filme. É uma lição de vida. Como eu já disse anteriormente, desconsidere todos os aspectos técnicos desfavoráveis do filme. Preste atenção à história. Preste especial atenção à batyan Titoe. Pode ter certeza que você vai sair do cinema com pelo menos uma pontinha de gambarê no seu peito! GAMBARÊ PARA VOCÊ!!!

Obrigado por ter me ligado. Me ajudou bastante. Obrigado mesmo!!!

*******************
NP
"Furu Sato" - Okano Sadaiti

Pessoas ou entidades que eu conheço que estão no Gaijin 2
* Tizuka Yamasaki
* Márcio Takarada
* Roberto Kanashiro
* Antonio Ueno
* Paulo Kobayashi
* Emília Miyasaki
* Fábia Tanabe
* Francine Missaka
* Renata Tan
* Francisco Tan Júnior
* Michele Ekuni
* Kristye Miyamoto
* Renata Sayuri
* Mity Shiroma
* Lika Kawano
* Sérgio Takao Sato
* Restaurante La Francine's
* Dinho, Laura e Eidy Missaka
* Aliança Cultural Brasil-Japão
* Crystal Palace Hotel
* Viação Garcia
* ACEL
* ACEMA
* Grupo Sansey
* Mity Escola de Karaokê
* Cláudio Shizuo Furukawa
* Erick "Kiba" Tsukahara
* Gelobel (eu juro que tá lá... fica até o fim do filme que você vê)!

Eu juro que vou tentar não cair na casca de banana de novo...

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Adiciona a sua lista de conhecidos do filme a Mariana que mora comigo!!! Ela fez uma pontinha!! hehehe!! Numa cena em uma fazenda q rola um casamento!!
Ela nem sabe q o filme estreiou no Brasil!! Faz um ano que eu ouço falar do filme!! hehehe!!
Melhoras!

quinta-feira, 08 setembro, 2005  

Postar um comentário

<< Home