11 outubro, 2005

É dia das crianças, êba!!!

Hoje é dia 12. Dia da Criança e também da padroeira do Brasil, N. Sª Aparecida. Tenho lembranças muito boas desse dia.

Sobre a padroeira, lembro de quando meus avós moravam em Jardim Alegre, cidade vizinha de Ivaiporã. Uma casa amarela e azul (se as cores estiverem erradas, desculpe-me, sou daltônico) que ficava no final de uma rua, na baixa da ladeira... Ripas de madeira treliçadas faziam as vezes de parede na área da frente, com trepadeiras, vasos e plantas. Tinha uma espécie de porão por baixo da área, onde o meu avô guardava suas tranqueiras. Na cozinha, o rádio, enorme, caixa de madeira, (sempre) ligado na Rádio Aparecida. Ao meio dia, foguetório e o padre exortando "Viva Nossa Senhora Aparecida! Padroeira do Brasil". Uma Coca litro na mesa, macarrão furadinho servido ao molho de tomate (com bastante pimenta do reino), frango ao molho e bolo brevidade.

Dá pra sentir o gosto...

Apenas um adendo: eu também já fui um daqueles anjinhos que ficavam na cerimônia de coroação à Nossa Senhora na igreja, com asa de isopor recoberta de papel crepom... Se procurar bem no guarda-roupa da minha irmã, deve ter um par de asas desses...
Dia das crianças sempre foi do rock! Era a terceira grande data do ano, superada apenas pelo Natal e pelo aniversáio.

No Natal rolavam os presentes desejados, cobiçados, mais caros (geralmente). Aniversário era bom pela quantidade, pela festa, bolo, sodinha e guaraná caçula (tomado, preferencialmente furando-se a tampa e soprando pra dentro, pro refrigerante sair com bastante pressão), Laranja Skol (vc chegou a tomar alguma vez?) e brincadeiras na rua.

Eu juro que tentei achar a Laranja Skol, mas nem no Google tem mais... Faz tempo...

Dia das Crianças era meio que um presente avulso, ao mesmo tempo desejado e inesperado. E nem era pelo presente em si, era pela data, feriado. Por fazer aniversário em julho, nunca (nunca mesmo) pude festejar meu aniversário durante o período das aulas. Então rolava uma alegria a mais por não ter aula. Me lembrei agora de uma vez que eu e o meu pai fomos numa Rua de Recreio, provavelmente quando ainda havia calçadão no lugar da Presidente Kennedy, nos áureos tempos quando eu cantava no Fevatuca. Me lembro de ter feito um esboço de uma tartaruga, acho que de barro ou durepóxi, não me lembro bem. Sei apenas que era muito bom.

O tempo passa, crianças crescem, mas sempre ficam essas reminiscências na memória. Boas lembranças de um tempo muito bom! Até hoje, quando eu ou minha irmã vamos para a casa dos pais, eles dizem que "as crianças estão vindo". Acho que tenho muito de criança dentro de mim ainda. Que bom...

Seja sempre um pouco criança você também! Mesmo que você nunca tenha brincado na palha de arroz em uma cerealista, quebrado o braço ao cair de uma árvore, se trancado no quarto pra cortar os cabelos (essa é pras meninas), grudado um carrinho de fricção no cabelo da prima (foi mal, Ana), enfiado uma faca no fundo do aparelho de TV (e quase levar uma descarga de alta tensão) enquanto comia banana com margarina, guerreado com mamona (ou torrão de terra) em cima de curva de nível, ou mesmo tomado banho na caixa d'água da sorveteria (não ia deixar passar sem comentar), entre outrsa peripécias. Só não vale ser criança quando o assunto é infantilidade, fazer birrinha e ficar com chororô por bobagens...

Meu presente já está comprado. Star Wars - Episódio III. Falta pagar e esperar pela postagem, que, segundo a Saraiva.com.br deve acontecer a partir de 01/11.

Feliz Dia das Crianças pra você!!!


Mensagem do dia:
Agonia
Nem toda dor traz resultados

Boa viagem, e vê se volta logo...

*******************************
NP
"Pra Ver se Cola" - Trem da Alegria

Coisas que eu aprendi desde o último post
* O mundo está acabando. Vou tratar disso nos próximos posts.
* Poucos políticos são tão sábios quanto o José Serra. Leia os próximos posts pra saber o porquê.
* Nada como ouvir Polegar... "Ela não sabe da minha história / eu tô na sua Geografia / eu jogo sempre pela vitória / ela só joga água fria", huahuahua...
* Você não gosta de mim? Entra na fila...

Vou começar a cuidar melhor da minha saúde, porque da minha vida já tem gente demais cuidando.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Parabéns pelo texto deliciosamente nostálgico. 2005!? Que bom que a Internet sirva também de memória.
Quer ver uma coisa verdadeiramente nostálgica? Vou reativar o FEVATUCA ainda este ano 2007.
Vemha participar de novo.

quinta-feira, 27 setembro, 2007  

Postar um comentário

<< Home