17 setembro, 2005

Ê, gauderiada!!!

Salve, gauchada!!! Hoje é o Dia do Gaúcho, pelo menos é o que as Lojas Colombo estavam dizendo no calçadão hoje...



Então vamos a galopito para não perder tempo, porque eu estou mais apressado que cavalo de carteiro. Uma saudade buena me apertou agora dos meus queridos e queridas lá de Guarapuava, povo que tanto preserva as tradições do sul. Seja aqueles dos pagos de lá, ou os que apenas estão aquerenciados nesta terra bueníssima!!!

A todos aqueles que se esbaldam em uma roda de mate amargo, que ficam mais felizes que lambari de sanga quando ouvem o chiar da chaleira, se preparando para saborerar o chimarão. Mas sem ser pialador, é lógico!!! Estes são os que, quando lhe oferecem o último mate, respondem, mais calmos do que cozinheiro de hospício: "O último nunca se toma, porque este, só o o patrão velho pode oferecer"!

Me sinto mais à vontade que bugio em mato de fruta boa para falar dessa indiada. Pude morar lá por mais de dois anos, e pude também conhecer o Rio Grande do Sul. Durante um certo tempo fui um pouco arredio a todo o universo gauchesco, mas porque não curtir essa manifestação tão bonita? Já meti as catanas em alguns deles, mas hoje não tenho porque falar mal. Aliás, tive até um cambicho por estas bandas...

Então, deixo aqui um chasque a todas as chinocas e a todos os macanudos deste rincão: estou aqui, rebenqueado de saudades de todos, e fico aqui, quarteando a esperança de que possa quadrar-se a volta de ir aí em Guarapuava!!!


******************
NP
"Castelhana" - Os Nativos

Coisas que eu aprendi desde o último post
* Quando o psicológico está afetado, o restante do corpo sofre mais ainda.
* Para estar de bem com os outros, é preciso estar de bem consigo mesmo.
* Amigos são o lastro da vida!


Castelhana, se você me ama, a gente pode ser feliz!